03 agosto 2009

James Dean



James Byron Dean (Marion, Indiana, 8 de Fevereiro de 1931 - Salinas, Califórnia, 30 de Setembro de 1955) foi um ator estadunidense. É considerado por muitos como um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950.

Em 1949 Dean foi para Los Angeles, com a intenção de estudar arte dramática e morar com o pai e a madrasta. Ganhou dele um Chevrolet de segunda mão. Abandonou a faculdade e foi para Nova York cursar o lendário Actor's Studio de Lee Strasberg. Para se manter em Nova York trabalhou como garçom e cobrador de ônibus. Nesta mesma época conheceu Jane Deacy, que se tornou sua agente.



Em 1952 começou a fazer pequenas pontas na TV. Em 1953 encenou na Broadway a peça de Richard Wash "See the Jaguar". A peça foi um fracasso, mas James Dean chamou a atenção da critica. Encenou a Peça "O Imoralista" baseada na obra de Andre Gide, interpretando um homossexual. Com a peça ganhou o Tony Award de melhor ator do ano.

Durante as gravações de Assim caminha a Humanidade, Dean circulava com uma loura exuberante, Ursula Andress, que se tornaria a primeira Bond Girl. Ela disse que ele era "como um animal selvagem".




Fora dos sets de filmagem era conhecido por uma agitada vida social, fumava e bebia, e possuía um enorme fascínio por carros velozes e pela velocidade em si. Paixão que lhe custou a vida. Quando se dirigia para uma corrida, em 30 de Setembro de 1955, envolveu-se num acidente fatal, partindo imediatamente a coluna vertebral e sofrendo de hemorragias internas. Quando foi colocado na ambulância, o passageiro que estava a seu lado, o mecânico Rolf Wütherich, ouviu "um grito suave emitido por Jimmy - a lamúria de um menino chamando sua mãe ou de um homem encarando Deus."

4 ...Comente!:

Carol disse...

Mea culpa
Nunca vi nenhum filme dele!
Pronto falei!
kkkk

Ana Libório disse...

Lindo demais,ne??? Quem hoje em dia se compara a ele em beleza??? Diga ai...rs!

Morena Mell disse...

Já vi filmes dele e era muito bom!
Mostrava o lado'rebelde'em algumas cenas nos filmes que participou!Atuou num filme junto com a lindíssima Elizabeth Taylor.Mas sinceramente ficava triste pois era sempre sofrido os personagens que fazia,pelo menos os que assisti!Lindo,jovem,talentoso tudo de bom!Bjo!

Anônimo disse...

James Dean foi a representação perfeita de uma juventude que lutou para derrubar e libertar-se das amarras e dos preconceitos para serem livres e felizes!