11 junho 2009

Divórcio!

Facilidade em obter o divórcio torna relações mais superficiais

O casamento já não desperta a mesma emoção de antes: falta o desejo e aquela vontade de passar horas a dois, dividindo ocasiões importantes e também as bobagens do dia-a-dia, como a escolha da toalha de mesa usada no jantar. Diante de uma situação dessas, os casais brasileiros não têm dúvida: pedem o divórcio, atitude que cresceu 200% nos últimos anos, segundo o IBGE.

Diferente de 20 anos atrás, quando a separação trazia consigo uma série de preconceitos, hoje ela é bem aceita socialmente. Ninguém sofre discriminação porque abriu mão de um relacionamento que não vinha mais dando certo. Mas a facilidade de dar fim a uma união também pode reduzir o envolvimento dos parceiros.

A idéia de que o casamento pode terminar a qualquer instante, sem muito trabalho, pode fazer com que o casal desanime diante das dificuldades, perdendo chances de crescer juntos e aumentar ainda mais o vínculo. Desta maneira, é criado um vazio, onde apenas a solidão tem lugar , afirma a psicanalista Dorli Kamkhagi, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Mas não é apenas a aceitação social do divórcio que explica o crescimento das separações. Segundo a especialista, há muitos outros fatores relacionados a este quadro. A seguir, ela analisa alguns deles e dá dicas para você identificar se, realmente, é hora de voltar a ficar sozinho ou se apenas uma crise vem tirando o seu bem-estar emocional.


O papel dos remédios para ereção

O papel das medicações precisa ser bem avaliado. Muitas vezes, o uso destes medicamentos esconde outros desajustes, que não somente os sexuais , afirma a psicanalista. As dificuldades emocionais podem atrapalhar a ereção e gerar um desejo de novos relacionamentos, como se uma sexualidade mais ativa fosse uma espécie de passaporte para iniciar novos casos amorosos.

A independência da mulher

As mulheres estão buscando um maior respeito, mais amizade e cumplicidade dentro das relações afetivas. Mas o papel de mãe e de esposa ainda é muito importante para as mulheres e abrir mão deles não é simples , afirma a especialista. Para os homens, uma parceira independente pode, mesmo, incomodar. Um homem de pensamento mais conservador corre o risco de encarar o bom posicionamento profissional da mulher como ameaça e agir em favor do fim da relação.

Mais acesso à internet

A internet facilitou um tipo de traição que, para algumas pessoas, é vista como inofensiva. Elas não se sentem tão culpadas relacionando-se virtualmente , diz a especialista. A facilidade em conhecer novas pessoas e driblar a timidez, muitas vezes, pode ser o atalho que faltava para dar fim a um relacionamento que não vinha dando certo.

Avanço da medicina estética

A psicanalista é radical neste ponto. Segundo ela, os casais estão mais narcisistas, fechados em seus espelhos que retratam aquilo que gostariam de ver: um mundo sem rugas, sem velhice, sem marcas, com seios maravilhosos. Os avanços da medicina são muito bem-vindos, mas é preciso pensarmos nesta frenética compulsão de consumir mudanças e transformações físicas que, muitas vezes, isolam os parceiros, cada qual vendo a si mesmo (de uma forma idealizada, porém sem um toque de realidade) , diz. Quando a fantasia é muito grande, nem sempre o casamento sobrevive.

Busca de novos interesses

Diferente de gerações passadas, o casamento é visto como apenas mais uma das mil atividades de um casal. Quando a relação já não traz satisfação, o rompimento surge sem muita dificuldade, afinal há outros interesses disputando a atenção. Para que um casamento sobreviva é importante mostrar que você aceita o outro e que precisa dele. Esta cumplicidade mantém os laços vivos a cada dia , diz Dorli.

Maior aceitação do divórcio

As separações, de fato, são mais aceitas hoje em dia. Mas é preciso ficar atento para não desperdiçar os relacionamentos, esperando sempre um novo afeto. Cada relação precisa de energia e investimento, evitando a eterna insatisfação: ela pode vir não apenas de uma má escolha, mas também da falta de envolvimento para que o casal tenha sucesso.

Facilidade para iniciar uma nova relação

Os novos relacionamentos sucedem-se com muita rapidez. As pessoas acabam vivendo vazios de solidão, de uma existência sem afeto, sem cuidados , afirma a psicanalista. A possibilidade de viver uma relação nova, a qualquer idade, abre janelas para rompimentos. Mas é preciso analisar quando o fim do relacionamento acontece por desgaste ou por um vício em seduzir.

Fonte: Yahoo

0 ...Comente!: