29 junho 2009

Declaração dos Direitos Sexuais




- O DIREITO À LIBERDADE SEXUAL
A liberdade sexual diz respeito à possibilidade dos indivíduos em expressar seu potencial sexual. No entanto, aqui se excluem todas as formas de coerção, exploração e abuso em qualquer época ou situações de vida.

- O DIREITO À AUTONOMIA SEXUAL, INTEGRIDADE SEXUALE E À SEGURANÇA DO CORPO SEXUAL
Este direito envolve a habilidade de uma pessoa em tomar decisões autônomas sobre a própria vida sexual num contexto de ética pessoa e social. Também inclui o controle e p prazer de nossos corpos livres de tortura, mutilação e violência de qualquer tipo.

- O DIREITO À PRIVACIDADE SEXUAL
O direito às decisões individuais e aos comportamentos sobre intimidade desde que não interfiram nos direitos sexuais dos outros.

- O DIREITO A LIBERDADE SEXUAL
Liberdade de todas as formas de discriminação, independentemente do sexo, gênero, orientação sexual, idade, raça, classe social, religião, deficiências mentais ou físicas.

- O DIREITO AO PRAZER SEXUAL
Prazer sexual, incluindo auto erotismo, é uma fonte de bem estar físico, psicológico, intelectual e espiritual.

- O DIREITO À EXPRESSÃO SEXUAL
A expressão é mais que um prazer erótico ou atos sexuais. Cada indivíduo tem o direito de expressar a sexualidade através da comunicação, toques, expressão emocional e amor.

- O DIREITO À LIVRE ASSOCIAÇÀO SEXUAL
Significa a possibilidade de casamento ou não, ao divórcio, e ao estabelecimento de outros tipos de associações sexuais responsáveis.

- O DIREITO ÀS ESCOLHAS REPRODUTIVAS LIVRE E RESPONSÁVEIS É o direito em decidir ter ou não ter filhos, o número e tempo entre cada um, e o direito total aos métodos de regulação da fertilidade.

- O DIREITO À INFORMAÇÃO BASEADA NO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A informação sexual deve ser gerada através de um processo científico e ético e disseminado em formas apropriadas e a todos os níveis sociais.

- O DIREITO À EDUCAÇÃO SEXUAL COMPREENSIVA
Este é um processo que dura a vida toda, desde o nascimento, pela vida afora e deveria envolver todas as instituições sociais.

- O DIREITO A SAÚDE SEXUAL
O cuidado com a saúde sexual deveria estar disponível para a prevenção e tratamento de todos os problemas sexuais, precauções e desordens.

1 ...Comente!:

Anônimo disse...

É isso aí, o direito de ser livre para fazer o que bem entende com o próprio corpo sem sofrer acusações por isso!

É uma beleza, mas tão utópico.
=/