06 outubro 2008

Champanhe

Champanhe é uma bebida gostosa e romântica, ideal pra ser tomada a dois.
Então aí vão algumas curiosidades sobre ela, quem sabe pra inspirar o romantismo no povo...

Ele é o próprio símbolo e o sabor da comemoração: aniversário, réveillon, estréia, aprovação nos estudos, promoção no trabalho... Na verdade, cá entre nós, qualquer coisa pode ser uma boa desculpa para uma taça de champanhe.

Reza a lenda que o champanhe foi inventado por monges que viviam reclusos na região de mesmo nome, na França, lá pelos idos do século XVI. Na verdade, a história parece ter começado bem antes, no tempo dos romanos, aos quais se atribui a plantação das primeiras vinhas do lugar. Mas coube a um desses monges, um beneditino da Abadia de Hautvillers, chamado Don Perignon, promover uma revolução na produção da bebida. Estudioso do assunto e sempre insatisfeito, foi ele o descobridor dos cinco principais elementos que contribuíram decisivamente para que muita gente possa degustá-lo e flutuar em suas bolhas por séculos e séculos, no mundo inteiro: a mistura de diferentes vinhos da região, tornando o produto mais harmonioso; a separação e a prensagem em separado das uvas; o uso de garrafas de vidro mais espesso com rolhas de cortiça, permitindo a pressão da fermentação; e a escavação de adegas profundas, que, entre os produtores de hoje, são enormes galerias com quilômetros de extensão, para viabilizar o adequado repouso e envelhecimento do champanhe a temperaturas controladas e constantes.

O champanhe está em alta também entre os bartenders. Os drinks que levam a bebida estão entre os mais pedidos nas drinkerias e são garantia de sabor, frescura e leveza.
Pra completar, aí vai uma receita de drink com champanhe:
Drink delicioso com champagne
Ingredientes
1 garrafa champanhe vermelho
1/2 lata leite condensado
1 halls e 1/2 vermelho ou verde
Modo de Preparo
Bater tudo no liquidificador e servir gelado.

Texto adaptado por Meninas Maldosas.

2 ...Comente!:

Flavita disse...

Tudo que a gente precisava saber sobre champanhe!!!
Valeu Fafá pelas dicas!!!

Flávia Cunha disse...

Ah!
Eu queria gostar de champanhe!
É tão chic!