02 outubro 2009

Ferormônios - Parte I


"A palavra ferormônio deriva do grego e significa "que transmite excitação". São substâncias que funcionam como mensageiros entre seres da mesma espécie, desencadeando respostas fisiológicas e comportamentais previsíveis. Eles foram originariamente descritos em insetos, nos quais apresentam importância fundamental para a preservação da espécie. Podem agir, por exemplo, atraindo o macho até a fêmea, ou retardando a maturação sexual em abelhas fêmeas, que então se tornariam operárias."
Introdução

A importância dos ferormônios, nos mamíferos, é menor, em parte devido ao desenvolvimento de outras formas de comunicação, como expressões faciais, gestos e linguagens. Os mamíferos, exceto o homem, possuem glândulas especiais que produzem ferormônios, e como não possuem antenas, eles desenvolveram um órgão chamado "Órgão Vomeronasal" (OVN), que funciona como um receptor de ferormônios. Esse órgão é mais sensível que o olfato, já que consegue detectar quantidades mínimas de moléculas.

O "ponto V"

O papel do olfato, em seres humanos, é inegável. Basta olharmos a milionária indústria dos perfumes. Entretanto, parece claro que as relações humanas são governadas por muito mais do que sinais químicos. Assim, o papel dos ferormônios nas relações entre homens e mulheres tem sido alvo de grande controvérsia entre os pesquisadores.

A existência do OVN em fetos humanos é bastante conhecida, mas em adultos a questão é complexa. Alguns pesquisadores conseguiram demonstrar, através de estudos anatômicos e de imagem, a existência desse órgão no teto da cavidade nasal de alguns indivíduos estudados, mas não em todos. Outros estudiosos avaliaram se as células desse órgão, em humanos, respondiam a estímulos, mas os resultados encontrados foram conflitantes. Entretanto, como afirma o pesquisador Michael Meredith: "A presença ou a ausência de ferormônios e de seu papel na comunicação entre seres humanos independe da existência e/ou da funcionalidade do OVN humano".

*Feromônios ou Ferormônios, as duas formas estão corretas, segundo o dicionário Houaiss.


Fonte: Boa Saúde

1 ...Comente!:

Anônimo disse...

haha já ia comentar que podia estar errado a escrita...

Mas sobre este assunto, me lembrei de um filme ( bem tosco por sinal ) que tratava disto, o nome do filme é "Perfume" onde o cara tinha sentia um cheiro diferente nas virgens e matava elas para conseguir extrair a essencia delas e fazer um perfume que atraia o sexo oposto...